Olá novamente!

Estou desenvolvendo/adaptando algumas classes de prestígio para as minhas campanhas. Assim, sempre que criar alguma classe, vou postá-la aqui no meu blog para que meus jogadores possam a conhecê-la melhor e decidir se vão querer adotá-la ou não. Além disso, outros mestres e jogadores poderão utilizá-la.

Vamos começar com o Anão Defensor! O melhor tanker do mundo do RPG em sua versão adapta para Pathfinder RPG. Eu basicamente peguei o anão do Livro dos Mestres do D&D 3.5, fiz algumas adaptações e adicionei algumas habilidades que eu achei interessantes.



Anão Defensor


Há muito tempo atrás, os anões do reino subterrâneo de Doherimm travavam uma sangrenta e longa guerra contra uma raça de trolls subterrâneos chamada ghillanin. Durante boa parte do conflito os anões conseguiram manter-se em vantagem, mas os terríveis trolls encontraram uma brecha nas defesas e invadiram o reino. Para combater os inimigos foram convocados todos os anões de todas as partes de Arton, este evento ficou conhecido como Chamado às Armas. A estratégia foi bem-sucedida e a orgulhosa raça, mesmo com baixas irreparáveis, venceu após dez anos de luta.

Como resultado desse conflito surgiu entre os anões uma extrema preocupação com a segurança do reino. Era preciso garantir que tragédia semelhante jamais voltasse a acontecer. Assim, foi criada a Guarda de Elite, um destacamento especial dentro do exército dos anões, com o objetivo de proteger áreas críticas de Doherimm.

Em Arton, um anão defensor provavelmente será um membro da Guarda de Elite – embora eles também existam em pontos remotos do reino, protegendo comunidades afastadas da capital. Normalmente apenas anões guerreiros e paladinos de Khalmyr abraçam esta carreira, mas clérigos também podem acabar se tornando defensores.

É raro que um anão defensor abandone Doherimm para participar de aventuras fora do reino, mas pode ocorrer que um ou mais membros desta classe sejam destacados para missões em terrenos estrangeiros quando necessário. Normalmente tais missões envolvem escoltar diplomatas ou nobres, ou então zelar pela segurança de algo. De qualquer modo, quando um anão defensor é visto na superfície, é porque algo muito importante (ou grave) está para acontecer.

Pré-Requisitos:
Tendência: Qualquer uma Leal.
Raça: Anão
Bônus Base de Ataque: +7
Talentos: Esquiva (Dodge), Tolerância (Endurance).

Perícias de Classe:
Percepção (Sab), Ofícios (int), Sentir Motivação (Sab).
Pontos de Perícia: 2 + modificador de Inteligência

Tabela: O Anão Defensor

Nível

BBA

For

Ref

Von

Bônus AC

Especial

+1

+2

+0

+2

+1

Posição defensiva 1/dia

+2

+3

+0

+3

+1

Esquiva Sobrenatural

+3

+3

+1

+3

+1

Posição defensiva 2/dia, Evasão com Escudo

+4

+4

+1

+4

+2

Sentir Armadilhas +1

+5

+4

+1

+4

+2

Posição defensiva 3/dia

+6

+5

+2

+4

+2

Redução de dano 3/---, Esquiva sobrenatural aprimorada

+7

+5

+2

+5

+3

Posição Defensiva 4/dia

+8

+6

+2

+6

+3

Defesa móvel, Sentir Armadilhas +2

+9

+6

+3

+6

+3

Posição defensiva 5/dia

10°

+10

+7

+3

+7

+4

Redução de dano 6/---, Defesa Incansável



Características de Classe:

Dado de Vida: d10

Usar Armas e Armaduras: Um anão defensor sabe usar todas as armas simples e comuns, todos os tipos de armas e escudos.

Bônus na CA (Ext): Um anão defensor recebe um bônus de esquiva na Classe de Armadura, que começa em +1 e se aprimora conforme o personagem adquire níveis da classe de prestigio, até +4 de bônus no 10° nível.

Posição Defensiva: Quando for necessário, um anão defensor é capaz de tornar-se um bastião vigoro de defesa. Nessa posição, o personagem adquire força e resistência fenomenais, mas não pode abandonar o lugar sob sua proteção. Ele recebe +2 em Força, Redução de Dano 4/--- (cumulativa com outras habilidades de Redução de Dano provenientes de outras classes), +2 em todas jogadas de resistência e +4 de bônus de esquiva na CA.

Enquanto estiver defendendo sua posição, o anão defensor não poderá usar perícias ou talentos que exijam deslocamentos, como Furtividade ou Acrobacias. A posição defensiva permanece ativa durante uma quantidade de rodadas equivalente a 5 + modificador de Constituição do personagem. Ele pode interrompê-la prematuramente se desejar. Ao término do efeito, o anão defensor estará cansado e sofrerá -2 de penalidade em Força até o fim do combate.

O número de vezes que o Anão Defensor pode ativar esta habilidade por dia é determinado pelo seu nível na classe de prestigio (consulte a tabela “O Anão Defensor” para mais detalhes). Ativar a posição defensiva é uma ação livre.

Esquiva Sobrenatural (Ext): A partir do 2° nível, o Anão Defensor adquire a Habilidade extraordinária de reagir ao perigo antes que seus sentidos lhe advirtam de forma natural. Ele conserva seu bônus de Destreza na CA (se houver) mesmo se for surpreendido ou atacado por um inimigo invisível (ele ainda perde seu bônus de Destreza se estiver imobilizado).

Caso o personagem tenha a habilidade Esquiva Sobrenatural de outras fontes (como seus níveis de Bárbaro), ele adquire automaticamente esquiva sobrenatural aprimorada (veja a seguir).
Sentir Armadilhas (Ext): A partir do 4° nível, um anão defensor adquire um senso intuitivo que o adverte do perigo das armadilhas, fornecendo +1 em bônus em jogadas de resistência realizadas para evitar armadilhas e +1 em bônus de esquiva na CA contra ataques desferidos por armadilhas. No 8° nível esses bônus aumentam para +2. Esses modificadores se acumulam com a habilidade sentir armadilhas de outras classes.

Evasão com Escudo (Ext): A partir do 3° nível, sempre que o Anão Defensor for realizar um teste de Reflexos para reduzir algum dano a metade, pode, se estiver segurando um escudo, adicionar seu bônus do escudo (somente o bônus básico, não incluindo bônus mágicos) ao teste de Reflexos. Se bem sucessivo no teste, ao invés de reduzir o dano a metade, o Anão Protetor evita totalmente o dano.

Caso o Anão Defensor tenha perdido o bônus de escudo na CA por algum motivo (como por exemplo, ter realizado um ataque com o escudo), não poderá utilizar esta habilidade. Caso falhe no teste de resistência, seu escudo esta sujeito a receber dano como se fosse um objeto existente na área de efeito do ataque.

Redução de Dano (Ext): A partir do 6° nível, um anão defensor adquire a habilidade de ignorar parte do dano de cada golpe ou ataque. Reduza o dano causado em 3 pontos sempre que o anão defensor sofrer um ataque. No 10° nível, a Redução de Dano aumenta para para 6/---. Esta habilidade é capaz de reduzir um dano a 0, mas nunca a um valor negativo (ou seja, o anão defensor nunca recupera pontos de vida desta forma), além disso, é cumulativa com outras fontes de redução de dano (como aquela recebida por sua habilidade de posição defensiva).

Esquiva Sobrenatural Aprimorada (Ext): A partir do 6° nível, o anão defensor não poderá mais ser flanqueado, pois reagirá a seus oponentes de ambos os lados tão facilmente como se estivesse reagindo a um atacante solitário. Essa defesa impedirá que um ladino realize um ataque furtivo quando estiver flanqueando o anão defensor. A única exceção a essa defesa aplica-se aos personagens com quatro ou mais níveis de ladinos que o nível de anão defensor do personagem, que poderão flanqueá-lo e realizar ataques furtivos normalmente.

Caso o personagem tenha a habilidade esquiva sobrenatural de uma classe diferente, ele automaticamente adquire esquiva sobrenatural aprimorada. Os níveis das classes que concedem a esquiva sobrenatural se acumulam para determinar o nível mínimo dos ladinos capazes de flanquear o personagem.

Defesa em Movimento (Ext): A partir do 8° nível, o Anão Defensor será capaz de realizar um passo de ajuste de 1,5 m a cada rodada enquanto sustenta sua posição defensiva, sem perder os benefícios da habilidade.

Defesa Incansável (Ext): A partir do 10° nível, o Anão Defensor pode permanecer em sua posição defensiva qualquer número de rodadas que desejar. Além disso, após abandonar sua posição defensiva, o Anão Defensor não fica mais cansado, deixando de receber a penalidade em força normal por utilizar esta habilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Parcerias

Seguidores

Twitter