Existem controvérsias sobre o uso de miniaturas em jogos de RPG. Alguns dizem que introduzir tais elementos "visuais" acaba prejudicando um pouco a principal proposta dos jogos de RPG que é deixar a imaginação correr livremente. Outros, no entanto, acreditam que sem as miniaturas é impossível para os mestres e jogadores conseguirem visualizar a mesma imagem durante uma cena ou um encontro, o que dificulta e muito o desenrolar do jogo, principalmente em cenas que envolvem combate ou ação.

Apesar de discordarem em muitas coisas sobra a utilização de miniaturas, as duas vertentes dos RPGistas possuem um ponto de concordância: Miniaturas no Brasil custam muito caro!

Uma forma bastante interessante de contornar o problema do preço das miniaturas é com as famosas miniaturas de papel. Você pode encontrar elas em vários sites pela internet. Basta baixar e imprimir e você terá muitas e muitas miniaturas, tanto para seus heróis quanto para seus vilões.

Tirando o baixo custo, as miniaturas de papel também são interessantes pois você pode construir suas próprias miniaturas! Basta você encontrar um desenho na internet que represente bem seu personagem ou até mesmo desenhá-lo (como o @neohikaru fez com o personagem dele) e pronto! Basta fazer a miniatura. Isso é muito legal para os mestres principalmente, pois pode sempre ter as miniaturas de todos os inimigos que os jogadores vão enfrentar a preços módicos.

Caso você esteja interessado em construir suas próprias miniaturas, tudo que você precisa fazer é ter algum programa de edição de gráficos vetoriais, como o Corel Draw o Inkscape (este é grátis) e montar suas miniaturas de papel. Existem vários modelos, formatos e tamanhos diferentes, e você pode seguir qualquer um deles. As que eu construo tem formato triangular, com a base do triangulo tendo em geral o tamanho equivalente das criaturas na escala padrão do D&D para tabuleiros. A altura fica mais ou menos 1.5 o tamanho da base.

Vou deixar aqui algumas miniaturas que fiz pra mim. Se gostarem delas podem baixar e imprimir! Agora, se você deve usá-las em seus jogos, bem, ai é com vocês! Eu uso somente para as batalhas e acho que ajuda bastante.

Pacote Miniaturas (Formato PDF, Tamanho 14MB)

0 comentários:

Postar um comentário

Parcerias

Seguidores

Twitter