Olá mais uma vez senhoras, senhores e caranguejos insetoides inteligentes do pântano.

Cá estou eu mais uma vez para inflar seus ouvidos e olhos com palavras desconexas sobre assuntos aparentemente aleatórios.

Desta vez vou falar sobre um das minhas grandes paixões: O navegador Mozilla Firefox.

Começou numa tórrida noite de Abril. Na época, um dos professores do meu técnico me falou sobre a insegurança do browser da microsoft, o Internet Explorer, e disse que existia outros browsers melhores e mais seguros. A primeira providencia que eu tomei quando cheguei em casa foi procurar na internet por outro browser. Acabei encontrando o Opera o baixei e instalei.

Naquela época onde a internet ainda era 56Kbps e abrir um simples era desesperadoramente lento, me impressionei (e muito!) com a velocidade do Opera. Ela abria as páginas muito mais rapidamente que o IE. E tinha uma coisa que simplemente foda: Ele tinha abas!

A primeira experiência de qualquer pessoa com navegação com abas é difícil de descrever. O mundo se torna mais prático, mais rápido, mais multitarefa. E se tudo isso for combinado com um browser que carregava as páginas muitas vezes mais rápido do que o RUIM e velho IE 6 fazia, melhor.

Nem tudo eram flores com o Opera. Muitos sites (incluindo meu antigo blog e alguns portais importantes como o uol) eram incompatíveis com o Opera, apresentando sérias limitações e alguns erros na grafia de letras e caracteres especiais como nosso amigo "ç" ou nossos assentos como o ~ ou ^. Mas dava pra usar. E tinha abas. E era rápido. E vinha com gerenciador de downloads, um software indispensável na época da internet discada.

O tempo foi passando e, também no técnico, tive contato com Linux e software livre. Lembro de um dia fatídico onde toda a turma foi na FIAN (uma faculdade que ficava a algumas quadras do meu colégio técnico) para testarmos o ambiente Linux nos computadores de lá, que eram melhores. Aquela tarde se resumiu a navegar na internet usando o browser do Linux para a maioria dos alunos. Um deles, cujo nome preservarei, resolveu formatar alguns computadores de lá para passar o tempo. Atividade extremamente saudável.

Quando cheguei em casa resolvi testar este browser do linux no windows. A suite de aplicativos para internet Mozilla vinha com vários softwares diferentes, entre eles um browser e um gerenciador de e-mails. Eu sinceramente não utilizava nenhum dos outros aplicativos, só o browser, mas os outros vinham juntos, fazer o quê.

O Browser deles era muito bom. Tão rápido quanto o Opera, possuía abas (não dava pra viver sem abas mais) e, diferente do Opera, era bem mais compatível com os sites, contornando um dos maiores defeitos do opera naquela época. O único problema dele era a aparência. Ele tinha uma interface linux-like que ficava muito feia no Windows XP. Graças a deus ele era bastante extensível, com vários puglins e temas, assim consegui deixá-lo mais bonitinho.

Então aconteceu uma das maiores calamidades da minha vida: Meu Windows zuou e tive que formatar. Perdi duzias de arquivos que eram importantes para mim. Foi bem triste. Mas toda tragédia é uma oportunidade para um recomeço, aproveitando que iria formatar, particionei minha HD deixando uma partição para dados e outra para o Windows (prática que sigo até hoje e recomendo).

Depois de estar com o PC formatado e pronto para recomeçar a instalar os programas, foi procurar pelo Mozilla no baixaki e encontrei um tal de Mozilla Firefox, que era o browser da suite mozilla. Isso me animou muito, pois eu não usava o resto dos programas que vinham juntos mesmo e ele era uns 5MB, enquanto a suite mozilla eram proibitivos 30MB. Não pensei duas vezes e baixei este tal de Firefox.

Tudo que posso dizer sobre o Firefox é que foi amor a primeira vista. Ele era rápido! Tinha abas! Era bastante compatível! Era estensível e, por último e não menos importante, era bonito! Tinha uma interface que casava direitinho com o Windows XP, muito mais bonita e moderna que a do próprio IE ou até mesmo o Opera da época.

Eu sempre atuei como um embaixador do Firefox. Eu foi a primeira pessoa do meu circulo social a utilizá-lo, mais um sinal da minha nerdisse, mas agindo como um profeta, fui espalhando a boa nova da chegada do browser definitivo para todos os meus amigos e todos eles, até mesmo os mais céticos, acabaram testando e adorando o Firefox.

Hoje em dia o o Firefox já esta na versão 3.6, tenho um enorme orgulho de ter utilizado-o desde da versão 1.0. Com quase 30% do Market Share e crescendo, sempre inovando e trazendo funcionalidades mil com seus extensões sem esquecer da segurança (é o browser mais seguro da atualidade) é, na minha opinião, o melhor browser disponível.

Lembro da uma palestra de um dos fundadores da Mozilla que eu assiste ano passado (na qual ganhei um bottom), dele contando toda a trajetória da Firefox em suas versões e da nova onda de browsers bons surgindo e até mesmo da microsoft ter lançando duas versões novas do IE, Tudo isso começou porque o Firefox balançou a web e não vai para, por que tanto o Firefox quanto outros browsers estão diariamente movimentando a web agora. Foi uma palestra inspiradora.

Se você usar o Internert Explorer em qualquer uma de suas encarnações, recomendo fortemente que troque de browser. Pois ele é inseguro, o mais lento, o que mais gasta memória e mais incompatível com os padrões da web. Eu recomendo o Firefox, mas se quiser algo diferente, pode testar o Google Chrome ou o Opera. Eles tão bons também, mas não superam o Firefox na minha opinião.

Para terminar, fiquem com este vídeo de cinco anos do Firefox. Me emociono com ele sempre.



Bom, por hora é só! Até a próxima e cuidado com os browsers ruins!

0 comentários:

Postar um comentário

Parcerias

Seguidores

Twitter